Sendo esta uma situação sem precedentes, nos dias de hoje todos nós nos encontramos a zelar pelo bem-estar de todos ao estarmos em isolamento social e ao prescindirmos de parte da nossa liberdade. O bem-estar colectivo sobrepõe-se ao individual e só com o esforço de todos será possível ganhar esta “guerra” contra o inimigo invisível.
Continuar em isolamento social é fundamental, mas é também fundamental cuidarmos do nosso bem-estar individual durante este período, sem por em causa o colectivo.
É importante manter os horários de sono equilibrados e mesmo para quem não está a trabalhar em casa, é importante manter a mente activa e aproveitar este período para adquirir novos conhecimentos.
Ter uma rotina com hábitos saudáveis vai fazer toda a diferença na forma como vai conseguir superar o desafio que é seu, e de todos nós! Deixamos-lhe 5 dicas que podem fazer a diferença e os detalhes de como seguir cada uma delas:
Ver Mais
Alguns cuidados básicos que são do conhecimento comum, mas que nem sempre respeitamos:
Segundo a Direção Geral de Saúde (DGS), é importante ter em atenção a proporção entre as fontes de calorias adequadas para uma alimentação saudável: assim, 55 a 75% da energia total diária deve ter origem nos hidratos de carbono; 15 a 30% deve ser fornecida pelos lípidos e 10 a15% deve ser proveniente das proteínas.
Faça pequenos almoços e lanches saudáveis. Veja receitas na Internet, junte toda a família na cozinha e prepare refeições divertidas e saudáveis.
A Organização Mundial de Saúde recomenda que durante este período de isolamento se pratique exercício físico durante pelo menos 30 minutos todos os dias.
Evite a todo o custo os comportamentos mais sedentários. É muito importante evitar ficar mais de 30 minutos seguidos na posição sentado ou deitado (enquanto está acordado). Levante-se e faça movimentos pelo menos a cada 30minutos ou ande pela casa enquanto fala ao telemóvel ou durante os intervalos publicitários televisivos! Outra sugestão é colocar o comando da televisão a uma distância que o obrigue a levantar-se sempre que o quiser utilizar.
Dançar é também um óptimo exercício fisico. Ponha a tocar as músicas que mais o fazem querer dançar, junte a família e dance!
Por vezes poderá fazer uma “corridinha” ou dar um passeio próximo de sua casa, para respirar ar puro e renovar energias, mas se não sair de casa, como é recomendado, poderá fazer vários tipos de exercícios.
Deixamos-lhe aqui algumas sugestões:
Execução
Execução
Execução
Execução
Fazer alongamentos é importante para manter a mobilidade das articulações e a flexibilidade dos músculos. Os alongamentos devem ser feitos todos os dias – mesmo nas nossas rotinas habituais, independentemente da profissão ou tipo de ocupação.
Agora que passamos a maior parte do tempo em casa, e provavelmente bastante tempo no sofá, é ainda mais importante que faça regularmente os seguintes alongamentos, cada um durante o mínimo de 10 segundos. Vai ver que se vai sentir muito bem!
Mesmo no dia a dia, quando voltar à rotina, é muito importante incluir estes alongamentos no seu dia de trabalho.
Como é do conhecimento geral o stress e a tensão muscular são nocivos para saúde. No dia a dia de trabalho acumulamos stress, mas estando em casa não o evitamos por completo. Do mesmo modo, ao estar sentado acumulamos bastante tensão muscular, em especial na zona lombar e pescoço.
Principalmente se tiver crianças pequenas em casa procure momentos de silencio, ou a ouvir uma música tranquila de olhos fechados. Se souber fazer meditação ou yoga, faça-o com a maior frequência possível, e no caso de não o saber fazer procure explicações e ensinamentos básicos online.
Uma das formas mais eficazes para relaxar e eliminar a tensão muscular é receber uma massagem, mas se agora não pode fazer uma visita ao SPA, um boa alternativa é realizar uma massagem a si próprio – uma automassagem. É muito simples e vai fazê-lo sentir-se muito melhor, sendo também uma actividade bastante divertida!
Em apenas 15minutos a automassagem é realizada desde o couro cabeludo até à ponta dos dedos dos pés. Passando pelo abdómen e barriga, onde ajuda no funcionamento intestinal, e pela zona da lombar e dorsal. Algumas técnicas e movimentos, fáceis de realizar vão ajudá-lo a sentir-se melhor. Para além disto pode ter uma noite de sono mais tranquila e também diminuir dores de cabeça, além do relaxamento muscular.
Veja aqui todos os passos para realizar automassagem, sozinho ou em família! (Veja o post no nosso blog que dedicámos, passo a passo, à automassagem).
Não sendo o mais importante, é também importante que se sinta bem consigo mesmo quando se vê a si próprio no espelho! Mesmo estando em casa é importante que cuide da sua beleza.
Vai sentir-se bem se, por exemplo, ao acordar vestir a sua peça de roupa preferida. E porque não, mesmo ficando em casa fazer uma maquilhagem básica e suave?
Agora que tem mais tempo, aproveite para fazer uma exfoliação corporal. Tudo o que precisa é de um exfoliante de corpo e um creme hidratante. Quem sabe até fazer uma exfoliação e hidratação corporal à sua cara-metade possa ser uma actividade diferente e bastante divertida.
Limpar, Exfoliar, Tonificar e Hidratar: 4 passos simples que podem – e vão – fazer a diferença na pele do seu rosto. Siga estes passos básicos e rápidos regularmente.
A limpeza de pele, realizada de manhã e à noite, é o primeiro passo para conseguir um rosto cuidado e limpo.
Com a limpeza removem-se as células mortas e as impurezas acumuladas ao longo do dia. A pele limpa absorve melhor os ingredientes ativos presentes nos produtos que se aplicam posteriormente, tornando-os mais eficazes. É importante escolher produtos de limpeza de pele adequados a cada tipo de pele.
Depois de retirar todas as impurezas e limpar a primeira camada da pele, é hora de fazer uma limpeza ainda mais profunda.
Massaje suavemente, em movimentos circulares, a pele do seu rosto com o exfoliante escolhido. O exfoliante vai remover as células mortas acumuladas no rosto e remover também pontos negros.
Este processo deve ser realizado no máximo uma vez por semana, caso contrário pode agredir a pele e provocar a produção de oleosidade.
Depois da pele (super) limpa, segue-se o tónico. Este remove totalmente os resíduos deixados pelo produto de limpeza e pelo exfoliante, ajudando ainda a refrescar a pele e a restaurar o PH, deixando os poros menos visíveis.
O ritual do tratamento de rosto termina com o creme hidratante, adaptado a cada tipo de pele. Pode ainda utilizar cremes de dia e de noite, uma vez que cada um é adaptado à necessidade de cada pele. Necessidades que variam ao longo das horas. Os cremes de dia incluem protecção solar, enquanto que os de noite são mais nutritivos, regenerando a pele.
Estamos certos que se aproveitar estas dicas vai passar muito melhor este período de isolamento e a sua saúde física e também a sua saúde mental vão agradecer. Além de tudo são rotinas saudáveis que poderá vir a incluir no seu dia-a-dia quando este período terminar, porque vai terminar em breve… e vai ficar tudo bem.
Ver Menos
2ª a 6ªfeira: 10h-21h / Sábados e Domingos: 10h às 19h
Já conhece as
nossas promoções de outubro?
Finalize agora as compras do seu carrinho com 10€ de desconto imediato!
Oferta Especial!
Aplique o código no formulário de
compra para obter esta oferta