Pedras vulcânicas aquecidas a 50º, normalmente pretas e que cabem na palma da nossa mão. À partida algo tão simples e banal, mas que contém tantas propriedades terapeuticas que fazem com que se tornem mágicas para o nosso bem-estar.
A utilização de pedras quentes na execução de massagens é uma técnica milenar, mas tão eficaz que não sai de moda e, nos dias de hoje, continua a ser uma excelente referência para quem pretende relaxar e melhorar o seu bem-estar.
Esta é uma massagem recomendada para fazer em qualquer altura do ano, mas que sabem especialmente bem no inverno ou nos dias mais frios, devido ao conforto que proporcionam com o calor das pedras aquecidas.
O calor das pedras quentes melhora a circulação sanguínea e acalma o sistema nervoso central.
As pedras utilizadas neste tipo de massagens são lisas e de origem vulcânica.
Para a realização das massagens, as pedras são colocadas dentro de água, por norma num aquecedor elétrico onde um termostato ajusta a temperatura correta para o tratamento.
Dependendo do tipo de massagem, podem ser utilizadas até 50 pedras numa única massagem.
Neste tipo de massagem, normalmente são também utilizados óleos essenciais que, em conjunto com as pedras, tornam os efeitos e benefícios desta massagem ainda mais especiais.
As pedras utilizadas nas massagens são pedras vulcânicas provenientes da lava e conservam a energia do fogo.
Existem vários tipos de rochas originárias dos vulcões, que se formam a partir do arrefecimento muito rápido do magma, formando dessa forma pedras como basalto, pedra-pomes ou andesito. Dentro destas rochas vulcânicas, a pedra mais comum utilizada nas massagens é o basalto. Este tipo de pedra traz vários benefícios, tais como o alívio de dores nas costas, combate ao stress, alívio de dores menstruais, melhoria de insónias, entre outros.
A terapia com pedras quentes consiste numa massagem que recorre a técnicas terapêuticas e é feita com pedras de basalto (um tipo de rocha rica em ferro, o que facilita a retenção de calor) aquecidas e que ocorre em todo o corpo. O toque e a temperatura das pedras potenciam o relaxamento muscular e aliviam o stress acumulado.
Antes de posicionar as pedras quentes em pontos específicos do corpo, o terapeuta verifica, com a palma das suas mãos, se a temperatura é a indicada, colocando de seguida as pedras em pontos específicos do corpo, chamados de pontos-chave de acupressão, pelas costas, palmas das mãos e entre os dedos dos pés da pessoa massajada. O calor das pedras fará com que os músculos relaxem mais; depois de alguns minutos, o terapeuta retira as pedras e aplica uma massagem terapêutica, normalmente recorrendo também a óleos essenciais.
Tal como foi referido anteriormente, as propriedades das pedras vulcânicas aquecidas, utilizadas numa massagem, são tão especiais que as tornam mágicas. São inúmeros os benefícios das pedras vulcânicas durante uma massagem:
1. Melhoria da Circulação Sanguínea
Ao colocar as pedras quentes sobre a pele, o calor da pedra passa para a pele e faz com que os vasos sanguíneos dilatem, melhorando assim a circulação sanguínea e aumentando o fluxo de sangue nessa região da pele, ajudando a aliviar dores e relaxar.
2. Alívio da dor muscular
Uma vez que existe uma melhoria do fluxo sanguíneo com a aplicação da pedra sobre a pele, esta massagem ajuda a diminuir a inflamação no músculo e a aliviar a dor e a tensão muscular. Assim, a massagem com pedras quentes pode ser um excelente aliado para patologias ligadas às articulações como por exemplo a osteoartrose.
3. Ajuda na redução de stress
Uma vez que promove o relaxamento de todo o corpo e ajuda a reduzir a tensão muscular, a massagem com pedras quentes ajuda a reduzir o stress e a ansiedade. Esta massagem também diminui a libertação de cortisol pelo corpo, uma hormona que quando atinge elevados níveis no organismo, pode levar ao aumento do stress, causando um estado constante de alerta.
4. Melhoria na qualidade do sono
Esta massagem ajuda a melhorar a qualidade do sono e a combater as insónias uma vez que ajuda a relaxar o corpo, facilitando o processo de adormecer e levando a um sono mais profundo e reparador.
5. Promoção do relaxamento profundo
O calor das pedras vulcânicas aquecidas alcança as fibras mais profundas dos músculos no local onde a pedra é colocada, permitindo que posteriormente o terapeuta, ao massajar essa área, consiga alcançar os tecidos mais profundos sem realizar muita pressão, levado assim ao relaxamento mais profundo.
6. Aliado no tratamento de doenças depressivas
A massagem com pedras quentes ajuda a produzir seratonina e endorfinas, hormonas que atuam no cérebro e que regulam a ansiedade, despertam a felicidade e melhoram o humor.
7. Alívio de dores de cabeça
Ao ajudar a relaxar os músculos e a reduzir a tensão acumulada, esta massagem pode ajudar a aliviar a dor de cabeça “tensional” ou enxaquecas. Uma vez que produz endorfinas no organismo, que possuem uma ação analgésica natural, esta massagem pode funcionar como um substituto orgânico de remédios opioides, ajudando assim a reduzir dores de cabeça.
8. Promoção de drenagem linfática
O calor das pedras quentes pode aumentar a transpiração e eliminação de toxinas do corpo, levando assim à promoção de uma leve drenagem linfática
9. Fortalecimento do sistema imunológico
Com o aumento de produção de endorfinas no corpo e a redução do stress emocional, a massagem com pedras quentes pode assim ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Isto acontece porque em situações de stress crónico ou depressão, o sistema imunológico pode ficar enfraquecido, diminuindo a sua capacidade de combater microorganismos e aumentando o risco de doenças.
10. Melhoria da Concentração
Ao promover uma melhoria na qualidade do sono e combate às insónias, esta massagem também ajuda a aumentar os níveis de energia durante o dia, bem como a concentração e o foco.
Para além disso, uma vez que estimula a produção de endorfinas no corpo, a massagem com pedras quentes ajuda a melhorar a memória e a atenção, uma vez que aumenta a sensação de bem-estar, o que facilita a atenção aos estímulos externos e permite que estes estímulos sejam entendidos de uma forma mais clara.
Sabia que…
A técnica de utilização de pedras quentes para melhoria de bem-estar não está apenas associada à massagem.
Existe uma ordem de monges japoneses que utilizam as pedras aquecidas no abdómen, depois de cada refeição, para ajudar e acelerar a digestão; alguns países da ásia colocam pedras dentro da banheira e deitam-se sobre elas, com o objetivo de absorver a energia que provém delas.
Tal como a maioria das experiências spa ou outros tratamentos, também com esta massagem existem algumas situações em que não é aconselhada, tais como:
– Gravidez
– Asma, bronquite ou outras doenças respiratórias
– Infeções agudas
– Presença de feridas ou inflamações na pele
– Doenças de pele, como por exemplo eczrma
– Hérnia abdominal
– Osteoporose ou fraturas ósseas recentes
– Cirurgias recentes
– Problemas de coagulação sanguínea
– Queimaduras na pele
– Diabetes
A técnica da massagem com pedras quentes é apenas uma; no entanto, existem algumas variações desta massagem, nomeadamente quando combinadas em programas que incluem outros tratamentos, ou quando a massagem é feita em casal. No Float in existem várias propostas que incluem a utilização das pedras quentes:
Special Relaxing Massage for two
Para marcar qualquer massagem, tratamento, programa ou sessão de flutuação, pode fazê-lo através do contacto telefónico 213 880 193 / 915 785 821 ou através do e-mail: [email protected]
2ª a 6ªfeira: 10h-21h / Sábados e Domingos: 10h às 19h
Já conhece as
nossas promoções de junho?
Finalize agora as compras do seu carrinho com 10€ de desconto imediato!
Oferta Especial!
Aplique o código no formulário de
compra para obter esta oferta