Feche os olhos, respire fundo e imagine-se a flutuar no meio do nada… alheado de todo e qualquer estímulo… O seu corpo funde-se na densidade da água que contem 300kg de Sal Epsom…a sensação de peso do seu corpo desaparece e os pensamentos ficam cada vez mais longe…a sensação de relaxamento é indescritível!
The floatation é uma experiência única, e extremamente relaxante, mas é também uma das terapias mais completas e um atalho para a prática de vários anos de meditação.
A libertação de endorfinas, a estimulação da criatividade, o aumento da concentração e da capacidade de aprendizagem são alguns dos inúmeros efeitos positivos que sentirá durante e após o período de flutuação.
No norte da Europa e nos Estados Unidos, desde há várias décadas que existem clínicas especializadas na utilização dos flutuários para fins exclusivamente terapêuticos. Por outro lado, desde os anos 80 que a comunidade cientifica faz vários estudos sobre os benefícios da flutuação. Estes estudos atribuíram à flutuação a credibilidade e notoriedade necessárias, demonstrando como a terapia de flutuação funciona como alternativa ao consumo de fármacos em casos tão distintos como depressões, ansiedade, stress, problemas de sono e dor crónica.
Nos mais recentes estudos da Universidade de Karlstad, na Suécia, foram encontrados resultados que revelaram que pacientes que se queixavam de dores crónicas melhoraram bastante, bem como outros estudos referentes a dependências como tabagismo, distúrbios alimentares, álcool e drogas em que foram demonstradas alterações positivas nos hábitos de consumo.
Um outro estudo, realizado pela Universidade da Califórnia e liderado por Alistar Wallbaum, comprovou que a Terapia de Flutuação ajuda a combater a cefaleia de tensão crónica, a tensão muscular, distúrbios de ansiedade e dor crónica.
Por todas estas razões, o Departamento de Psicologia Organizacional das universidades Holandesas de Amesterdão e Leiden consideraram a Flutuação como uma ferramenta útil na gestão e controlo do stress.
Uma coisa garantimos: não conseguirá equiparar a sensação de flutuar a nenhuma outra prática. No entanto, existe uma atividade onde poderá alcançar igual profundo estado de paz interior e de bem-estar generalizado.
No fundo, trata-se de mais uma opção na busca por uma vida mais plena, saudável e equilibrada.
A atividade elétrica do cérebro pode ser diferenciada segundo 4 escalas de frequência, entre elas a theta, que ocorre nos momentos antes e depois do sono ou em estados de meditação profundos. É durante estas circunstâncias que o cérebro atinge um efeito de paz interior e equilíbrio emocional absoluto e permite um bom fluxo de ideias ou inspiração, resultando num estado mental muito positivo.
Além de a flutuar, a única forma de induzir o cérebro a funcionar em ondas theta, durante longos períodos de tempo, é através da meditação profunda. Os monges budistas funcionam nesse registo cerebral enquanto meditam e por esta razão se afirma que a floatation e a meditação são duas práticas que se aproximam tanto uma da outra.
A verdade é que, à medida que as gerações vão evoluindo, a meditação tem vindo a agarrar cada vez mais adeptos. Esta prática, que envolve apenas a respiração, concentração e a postura, aponta inúmeros benefícios para a saúde física e mental.
Apesar de, aparentemente, ser uma atividade simples, muitas pessoas relatam grandes dificuldades para silenciarem e manterem a atenção plena.
Durante uma float session, os estímulos sensoriais são rigorosamente controlados, facilitando a prática da meditação. Os protetores auriculares, a escuridão total ou parcial (conforme a vontade do cliente) e a temperatura da água torna todo o ambiente com a menor das distrações e ajuda a controlar os pensamentos, para que se possa manter no presente, aqui e agora, com atenção plena.
Os relatos desta experiência são diferentes: alguns conseguem relaxar a ponto de não pensar em absolutamente nada; outros relatam sentir emoções muito positivas, como felicidade, plenitude e liberdade. Há ainda os que preferem entrar no tanque com um assunto em mente a fim de elucidar o tema.
Uma coisa poderá ter a certeza: os benefícios são muitos e acontecem logo na primeira sessão, ainda que tendam a melhorar com a prática contínua.
A nível físico, o sal Epsom atua diretamente na redução do cortisol, a hormona reguladora do stress e da ansiedade. Auxilia, ainda, na redução da pressão arterial, na qualidade do sono e até em dores provocadas pela enxaqueca.
Do ponto de vista emocional, a flutuação atua nos processos cognitivos: a memória tende a melhorar, assim como o humor; a produtividade, energia, eficiência e a criatividade também sofrem impacto positivo, visto que passa a existir uma atenção plena da consciência para o momento presente.
Apesar da história da flutuação ter começado já na década 50, em Portugal é possível flutuar desde 2008, sendo o Float in Spa o principal dinamizador deste conceito.
Conheça os efeitos únicos desta experiência no Float in Spa Rato ou Float in Spa Picoas.
Experimente uma sessão individual. Depois poderá adquirir um pack com várias sessões para flutuar sempre que desejar. Ao flutuar regularmente vai beneficiar de efeitos semelhantes ao da meditação e além disso beneficiar de todos os benefícios combinados que apenas uma terapia tão completa como a flutuação lhe proporcionam.
Faça a sua marcação através do nrº +351 213 880 193 / +351 915 785 821 ou através do e-mail [email protected]
2ª a 6ªfeira: 10h-21h / Sábados e Domingos: 10h às 19h
Já conhece as
nossas promoções de outubro?
Finalize agora as compras do seu carrinho com 10€ de desconto imediato!
Oferta Especial!
Aplique o código no formulário de
compra para obter esta oferta