Ayurveda é o nome dado ao conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de 5 mil anos, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Esta continua a ser a medicina oficial na Índia, tendo-se difundido por todo o mundo como uma técnica eficaz de medicina tradicional.
A Massagem Ayurvédica consiste numa técnica de massagem profunda que alia movimentações vigorosas em toda a massa muscular juntamente com manobras de tracção e alongamentos, além da estimulação de pontos e órgãos vitais que visam o equilíbrio físico, mental e psíquico.
See More
Esta medicina, a mais antiga do mundo, baseia-se na noção de que o Universo é composto por 5 elementos: Éter (ou Espaço), Ar, Fogo, Água e Terra.
Reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) a Massagem Ayurvédica é utilizada por quase toda a população da Índia na prevenção e cura de doenças.
Para a medicina Ayurvédica a prevenção é fundamental, já que considera que a doença começa muito antes de ser percebida. Tem uma abordagem holística, isto é: olha para o individuo como um todo, e por isso considera que a melhor forma de cuidar da saúde é conseguida através do cuidado com todos os aspectos bio-psicológicos. Estes vão desde a alimentação, ao exercício físico e ao descanso, até à realização pessoal e profissional.
A filosofia Ayurvédica recomenda a prática de exercício físico e massagens, para eliminar as toxinas corporais e estimular o metabolismo e também estimular o sistema digestivo. A ingestão, digestão, absorção e o metabolismo da comida influencia igualmente a saúde e a doença. Segundo a filosofia Ayurvédica, para diferentes “doshas” são aconselhados diferentes alimentos, com um potencial preventivo e curativo distinto.
Segundo esta crença milenar, existem três doshas – Vatta, Pitta e Kapha. Acredita-se que todas as pessoas possuem os três doshas, mas em proporções variadas. Eventualmente, há excesso ou carência de um dos três doshas, o que constitui um desequilíbrio que pode originar uma doença.
Estas poderão ser prevenidas, ou as manifestações dos doshas equilibradas, recorrendo a métodos de cura praticados pela medicina Ayurvédica, que incluem dietas, exercícios físicos, uso de plantas medicinais, meditação, Yoga e massagens.
“Dosha” é uma palavra em sânscrito que significa as “forças, no corpo, que mais facilmente se desequilibram”. Tendo em conta os biótipos relativos aos 3 doshas, são utilizados diferentes óleos essenciais, no intuito de restabelecer o equilíbrio do indivíduo.
Vata significa a força que gera e possui as qualidades do ar (e do espaço). Vata não é “gás”, mas a força que, quando em excesso, produz “gás”. Vata é o dosha formado pelos elementos ar e éter. As suas características podem ser resumidas pela frase “seco, leve e frio”.
As pessoas com predominância de Vata são geralmente magras, activas, costumam ter a pele seca. Segundo a medicina Ayurvédica, pessoas com predominância de características Vata devem evitar alimentos amargos, bem como frio e humidade.
Os óleos essenciais utilizados devem ser cítricos, doces, quentes e resinosos. Devem acalmar a constituição nervosa dos vata e promover as emoções positivas. Uma vez que esta é uma constituição fria e seca, os óleos devem humedecer e aquecer o organismo. Óleos aconselhados: Patchouli, alfazema, bergamota, ylang-ylang, cravo, erva doce, cedro, laranja e jasmim.
Pitta significa “a força que gera” e possui as qualidades do fogo. Pitta não é “bílis” mas a força que, quando em excesso, produz “bílis” e “ácido”. Pitta é o dosha formado pelos elementos fogo e água. As suas características podem ser resumidas pela frase “quente, oleoso e leve”. São pessoas activas e com boa conformação física.
Têm tendência a serem nervosas e facilmente irritáveis. As pessoas com predominância Pitta devem evitar alimentos salgados e picantes, para não aumentar a irritabilidade digestiva. Em caso de desarmonia de Pitta, os sintomas iniciais serão febre e infecção.
Para as constituições pitta, os óleos mais indicados são frescos, doces, herbáceos e florais. Devem ter propriedades tranquilizantes e refrescantes, já que o elemento que os caracteriza é o fogo e são por norma facilmente irritáveis.
Os Pitta têm também tendência para inflamações e erupções cutâneas, pelo que os óleos escolhidos devem ter em conta estas características. Óleos aconselhados: Sândalo, camomila, rosa, vetiver, gerânio, sálvia esclaréia, hortelã-pimenta, mirra, olíbano, petigrain, manjerona e lótus.
Kapha significa a força que gera e possui a qualidade da “água” (e terra). Kapha não é o “muco”, mas a força que, quando em excesso, produz “muco”. Kapha é o dosha formado pelos elementos água e terra.
A suas características podem ser resumidas pela frase “húmido, pesado e frio”. As pessoas com predominância Kapha costumam ser grandes e pesadas, podendo facilmente tender à obesidade.
Devem evitar alimentos húmidos, frios e pesados, como massas e arroz. Em caso de desequilíbrio, este costuma manifestar-se como excesso de muco e problemas respiratórios.
Os óleos para Kapha são quentes, estimulantes e depurativos. Devem ter as propriedades de estimular e revigorar a constituição pesada e melancólica deste dosha e facilitar a eliminação de líquidos, estimulando também a circulação. Óleos aconselhados: canela, gengibre, gerânio, cânfora, eucalipto, tomilho, mostarda e manjericão.
Para encontrar o dosha e as recomendações de saúde que mais se adequam a si lembre-se que, cada um de nós é resultante da combinação destes três doshas. Na altura da concepção, a natureza decide a combinação de doshas dentro de cada pessoa. Isto é que faz de cada um de nós um ser único.
Contudo, descobrir o seu dosha predominante não faz só com que perceba os cuidados de saúde que deverá ter com o seu corpo. Correspondentes ao seu dosha, verá também traços físicos que se traduzem na descrição física da pessoa, como por exemplo altura, complexão, olhos, entre outros traços.
Mais interessante é descobrir os traços mentais e comportamentais que se traduzem na pessoa que somos, como dormimos, sonhamos e pensamos, como reagimos a situações externas, quais as nossas fragilidades, a atitude em relação a dinheiro, traços intelectuais que fazem de nós mais expansivos ou introvertidos, criativos ou constantes.
Ao realizar a Massagem Ayurvédica ficará muito fácil corrigir desequilíbrios e prevenir doenças.
Originária da Índia, a Ayurvedic Massage é uma das massagens mais completas do mundo. É realizada com aromaterapia e são utilizadas técnicas de deslizamentos, amassamentos, alongamentos e toques profundos.
A utilização de óleos essenciais para fins terapêuticos na medicina ayurvédica, está descrita desde há milénios.
Esta massagem é recomendada para todas as pessoas, de todas as idades, e quando realizada regularmente é uma das melhores formas de rejuvenescimento celular e eliminação do stress. A Massagem Ayurvédica proporciona inúmeros benefícios físicos e mentais, atuando nos sistemas:
A utilização de óleos essenciais para fins terapêuticos na medicina ayurvédica, está descrita desde há milénios.
A aplicação de óleos (preferencialmente quentes), acelera o metabolismo, aumenta o limiar da dor nas fases sub-aguda e crónica e reduz os espasmos musculares.
Provocam uma aceleração do processo de reparo tecidual, um aumento do fluxo sanguíneo, da atividade enzimática e dos processos químicos juntamente com a vasodilatação, favorecem a cicatrização e mitose celular. Quando os óleos são aquecidos, devido à elevação de temperatura, proporcionam também um aumento da elasticidade do tecido conjuntivo.
Existem inúmeros óleos essenciais. Cada óleo tem várias propriedades e indicações terapêuticas e pode também ser utilizado para uma terapêutica específica.
São obtidos através de técnicas de extracção, tais como destilação por arrastamento de vapor de água, extracção a frio das cascas de citrinos e extracção por substâncias gordas.
Dada a sua complexidade química, ao serem misturados dois ou mais óleos essenciais, o resultado final é mais do que a soma das propriedades de cada um deles, já que os constituintes químicos de cada óleo recombinam-se entre si, dando origem a um composto com propriedades mais activas, do que as associadas ao uso de qualquer óleo essencial em separado.
Como referimos, a medicina ayurveda baseia-se na noção de que todo o universo é composto por cinco elementos e que esses elementos estão presentes, em proporções variáveis, na determinação bio-psico-energética dos indivíduos – os 3 Doshas: Vata (Ar), Pitta (Fogo) e Kapha (terra e água). Estes elementos têm que estar em equilíbrio para que o corpo e mente funcionem na plenitude da sua saúde.
Tendo em conta os biótipos relativos aos 3 doshas, são utilizados diferentes óleos essenciais, no intuito de restabelecer o equilíbrio do indivíduo.
Estes óleos devem ser cítricos, doces, quentes e resinosos.
Devem acalmar a constituição nervosa dos vata e promover as emoções positivas. Uma vez que esta é uma constituição fria e seca, os óleos devem humedecer e aquecer o organismo.
(Patchouli, alfazema, bergamota, ylang-ylang, cravo, erva doce, cedro, laranja e jasmim).
Para as constituições pitta, os óleos mais indicados são frescos, doces, herbáceos e florais.
Devem ter propriedades tranquilizantes e refrescantes, já que o elemento que os caracteriza é o fogo e são por norma facilmente irritáveis. Os Pitta têm também tendência para inflamações e erupções cutâneas, pelo que os óleos escolhidos devem ter em conta estas características.
(Sândalo, camomila, rosa, vetiver, gerânio, sálvia esclaréia, hortelã-pimenta, mirra, olíbano, petigrain, manjerona e lótus).
Os óleos para Kapha são quentes, estimulantes e depurativos.
Devem ter as propriedades de estimular e revigorar a constituição pesada e melancólica deste Dosha e facilitar a eliminação de líquidos, estimulando também a circulação.
(Canela, gengibre, gerânio, cânfora, eucalipto, tomilho, mostarda, manjericão).
OLEO
The Ayurvedic Massage, tem um efeito tranquilizante proporcionando um estado de espírito sereno, ideal para combater o stress, revigorar, estimular a circulação e libertar as toxinas.
A Massagem Ayurvédica é realizada com óleos num tatami (tapete de massagens), para que possam ser aplicadas todas as técnicas desta massagem: deslizamentos, amassamentos, alongamentos e toques profundos.
Esta massagem milenar tem como principal objetivo equilibrar a energia do corpo e da mente, trabalhando os nossos centros vitais.
A Massagem Ayurvédica nutre e revitaliza os tecidos do corpo, o que permite remover as toxinas das células. Melhora a circulação sanguínea e o sistema imunitário, revitalizando o corpo por inteiro, proporcionando um relaxamento total.
Os alongamentos feitos durante a massagem aumentam a flexibilidade e equilíbrio do corpo e realinham toda a estrutura ósseo-muscular. Se tem alguma dor muscular, a mesma também vai desaparecer ao realizar esta massagem.
Esta massagem remove alguns bloqueios energéticos que possam existir, alinhando os chakras e a postura.
O alinhamento dos chakras proporcionam uma melhoria de humor e uma energia muito mais positiva, aumentando a auto-estima e a sensação de bem-estar e relaxamento. Será muito mais fácil controlar o stress e a ansiedade a que somos expostos no nosso dia-a-dia.
Como mencionado em cima, esta massagem utiliza aromaterapia, cujos os óleos essenciais contêm propriedades terapêuticas que atuam no nosso corpo tanto a nível físico, através da absorção da pele, como a nível mental através do cheiro… uma combinação perfeita.
Entre os benefícios proporcionados pelo tratamento com a Massagem Ayurvédica encontram-se o rejuvenescimento da pele, o realinhamento das estruturas óssea e muscular, fortalecimento do sistema imunológico, aceleração da circulação linfática e consequente desintoxicação do organismo; eliminação de bloqueios, prevenção de doenças, aumento de flexibilidade, maior mobilidade das articulações e um estado de espírito sereno.
O principal objetivo desta massagem é restaurar o equilíbrio físico, mental, energético e emocional que todos precisamos para enfrentar os desafios e preocupações do dia-a-dia.
É recomendada a realização regular desta massagem, para que o seu corpo e mente possam usufruir plenamente de todos os benefícios desta massagem.
O Float in Spa, disponibiliza esta massagem em Lisboa, nos seus spas em Picoas, no Rato ou em Belém.
No website Float in pode adquirir um voucher oferta com esta massagem, que poderá ser utilizado em qualquer spa do Float in com a validade de 1 ano.
See Less
2ª a 6ªfeira: 10h-21h / Sábados e Domingos: 10h às 19h
Já conhece as promoções da Campanha de Natal?