Efeitos e Benefícios

 

A Flutuação é uma experiência spa única sendo uma das mais completas terapias de bem-estar. Tem vários benefícios terapêuticos, que são estudados desde há várias décadas em diversos centros de investigação em todo mundo.

Apresentamos em baixo os 10 principais Benefícios da Terapia de Flutuação:

1️⃣ A Flutuação reduz o Stress
O stress é considerado como um dos principais problemas de saúde deste milénio e a flutuação é um dos melhores antídotos para o stress. O descanso total, a privação sensorial, a ausência de pressão de gravidade e o contacto do corpo com a água e sal à temperatura do corpo, vão reduzir os níveis de stress do seu corpo e mente.

2️⃣ Uma sessão de Flutuação equivale a 4/6 horas de sono
Para quem tem excesso de trabalho, irá recuperar toda a energia. Imagine-se a meio do dia com aquela sensação de pouca energia para trabalhar, tire 1h para flutuar e verá que toda a energia será recuperada. 1 hora de flutuação equivale a 4/6 horas de sono, por isso a sensação de revigoração é total.
A flutuação reduz também o jet lag, uma fadiga resultante de uma descompensação horária e promove um “reset” ao relógio biológico.

3️⃣ Ajuda ainda a dormir melhor à noite
A Flutuação é especialmente indicada para quem sofre de insónias. Depois de flutuar, vai adormecer muito mais facilmente e ter um sono mais reparador. Dormir bem é fundamental para que no próximo dia tudo corra melhor e o processo de dormir é fundamental para o equilíbrio mental.

4️⃣ Melhora o humor
Uma sessão de Flutuação fá-lo-á sentir-se mais otimista e com motivação para executar as suas tarefas.

Diversos estudos validam que a flutuação ajuda também a reduzir o índice de depressão fazendo-o sentir-se mais positivo.

5️⃣ Combate as dores de cabeça crónicas
A flutuação é a melhor forma de reduzir as enxaquecas de forma completamente natural. Em apenas uma sessão vai sentir uma grande diminuição destes sintomas e realizando regularmente a eliminação de enxaquecas será quase completa, com efeitos a longo prazo.

6️⃣ Promove o Relaxamento Muscular na prática desportiva
São vários os atletas de alta competição que utilizam esta terapia para acelerar a recuperação muscular, e para contribuir para um melhor desempenho.
A flutuação é famosa no futebol americano, é utilizada regularmente pela equipa olimpica australiana, é utilizada por futebolistas e muitas outras modalidades.
O futebolista Wayne Rooney e o conhecido membro do UFC Joe Rogan flutuam com tanta regularidade que optaram por montar um tanque de flutuação em casa! Mas porque é que a flutuação traz tantos benefícios para os desportistas?
A flutuação acelera o tempo de recuperação das lesões, reduz a acumulação de ácido láctico, elimina rapidamente a fadiga, ajuda a reduzir a dor e a inflamação, reduz os níveis de cortisol, relaxa a mente, melhora a concentração / foco, melhora a circulação de oxigénio.

Mesmo que não seja um desportista de alta competição, depois de uma ida ao ginásio ou depois de correr vários quilómetros o resultado de flutuar é muito positivo. Para os desportistas profissionais a flutuação ajuda também a melhorar a concentração.

7️⃣ Estimula as capacidades cognitivas
A flutuação e a privação dos sentidos reduz a tensão, o stress e a fadiga, o que estimula o nível de memória e concentração, assim como potencia a criatividade. Estudos mostram que as ideias concebidas durante e após a terapia da flutuação eram melhores e mais criativas do que aquelas desenvolvidas sem as sessões de flutuação.

8️⃣ Melhora o aspecto da pele e do corpo
O sal Epsom, utilizado para que o corpo flutue sem esforço, tonifica-o, suaviza a pele e tem um poderoso efeito desintoxicante.

9️⃣ Reduz inflamações nas articulações
A utilização de Sal Epsom, é extremamente benéfica para os ossos e articulações por ser rico em sulfato de magnésio e ter acção analgésica, relaxante, calmante e anti-inflamatória.

A flutuação e o contacto com o sal Epson tem um efeito muito positivo da diminuição dos sintomas de artroses e artrites, já que quando é absorvido pelo corpo, o magnésio que compõe este sal, contribui para acalmar e relaxar os músculos e as articulações que são afectadas pela artrite.

🔟 Para as pré-mamãs, a Flutuação tem grandes benefícios
As dores musculares diminuem e os edemas nas pernas são reduzidos, já que a flutuação estimula a circulação. A sensação de leveza é devolvida e as enxaquecas são eliminadas.

A flutuação ajuda as gestantes a dormir bastante melhor, numa altura em que se torna difícil encontrar uma boa posição para repousar. A flutuação pode ser realizada com toda a segurança após a 12ª semana até ao final da gravidez, sendo nas últimas semanas a altura em que as grávidas mais benefícios retiram desta terapia. É também benéfico no pós-parto, já que ajuda a recém mamã a ter um descanso mais profundo, a sentir-se mais relaxada, com mais energia, assim como repõe horas de sono perdidas.

Estes são os 10 principais benefícios desta terapia única, que foram validados cientificamente em diversos estudos, mas existem muitos outros benefícios terapêuticos.

Visite a página do nosso website onde apresentamos diversos estudos científicos que validam estes benefícios terapêuticos aqui.

Call Now Button