Como não podia deixar de ser, o primeiro post do novo blog Float in é sobre a Sessão de Flutuação, um exclusivo Float in Spa.
Desde 2008 são muitos os clientes que visitam o Float in para usufruir desta terapia natural, no entanto ainda há muitas pessoas que não conhecem esta terapia. Saiba tudo sobre a Sessão de Flutuação neste post de blog.
A Sessão de Flutuação é uma terapia cada vez mais eficaz para eliminar o stress e favorecer uma sensação de bem-estar profundo.
Em Lisboa pode encontrar esta terapia natural no Float in Spa. Com 3 unidades em Lisboa – Rato, Picoas e Belém – o Float in é um dos spas mais procurados devido à inclusão da Sessão de Flutuação no seu conceito.
Pode parecer estranho, mas a verdade é que ao entrar no flutuário o corpo flutua sem qualquer tipo de esforço. A agua está à temperatura do corpo, a luz apaga-se e todos os estímulos são consequentemente desligados. Os 300 quilos de Sal Epsom dentro de cada flutuário fazem com que a mente viaje para longe e a noção do tempo se perca por completo. A mente e o corpo atingem um estado de relaxamento e paz interior difícil de explicar por palavras.
Dentro de cada flutuário estão 300 quilos de Sal Epsom para 600 litros de água.
O Sal Epsom é composto por sulfato e magnésio combinado com carbono e oxigénio que possuem propriedades terapêuticas, ao contrário do sal comum que contém cloreto de sódio, sendo por isso prejudicial para a saúde. A fórmula química é MgSO4·7H2 que se apresenta em forma de cristais.
Este sal revitaliza e rejuvenesce a pele, estimula a circulação sanguínea e atua como um poderoso efeito desintoxicante. A sua utilização é especialmente benéfica para as articulações e para os ossos, reduzindo os sintomas das artrites e artroses.
Reduz as inflamações e facilita a função muscular ao estimular as reacções nervosas, ajudando a eliminar as toxinas e aumentar a capacidade de absorção de nutrientes. A composição do sal Epsom também regula os níveis de magnésio e enzimas no organismo. A utilização de Sal Epsom na flutuação, vai também favorecer a higiene da água, eliminando todas as bactérias. O sal Epsom cria uma barreira poderosa aos agentes patogénicos.
Ao flutuar, o cérebro entra num estado de “ondas cerebrais theta”, que resultam de um profundo estado de relaxamento. Este é o estado que os monges budistas procuram alcançar com anos de prática, o que faz com que a flutuação seja um atalho para os benefícios de anos de meditação.
Uma vez que em condições normais, o cérebro funciona no registo de ondas theta durante períodos muito breves, era difícil aos cientistas medir quais os efeitos no organismo e no cérebro desse tipo de funcionamento. Ao verificar-se que durante o tempo em que se flutua, num ambiente de privação sensorial, o cérebro é induzido a funcionar em ondas theta, passou a ser possível fazer essas medições.
Durante o período em que o cérebro funciona nesta frequência, é favorecido o equilíbrio dos hemisférios esquerdo e direito do cérebro, a libertação de endorfinas, a estimulação da criatividade, o aumento da concentração e da capacidade de aprendizagem.
É também conseguido um profundo estado de paz interior e de bem-estar generalizado, existindo também registos, de experiências místicas e de sensações que estão para lá da razão humana, durante e após o período de flutuação.
Além de a flutuar, a única forma de induzir o cérebro a funcionar em ondas theta, durante longos períodos de tempo, é através da meditação profunda.
Os monges budistas funcionam nesse registo cerebral enquanto meditam. Assim, é óbvia a relação entre os efeitos de paz interior e equilíbrio emocional resultante da flutuação, com os mesmos efeitos que decorrem da meditação num monge budista. A flutuação é então um atalho para alguns dos benefícios de vários anos de meditação.
A Sessão de Flutuação é uma terapia muito eficaz para eliminar o stress e favorecer uma sensação de bem-estar profundo. No entanto, tem muitos outros benefícios a nível da saúde física e mental, podendo ser eficazmente utilizada de forma regular para tratar muitos problemas de saúde comuns.
Podemos mesmo considerar que a Sessão de Flutuação é uma alternativa à utilização de determinados fármacos, específicos para aligeirar situações específicas. Principalmente problemas relacionados com a mente: depressões, ansiedade, stress e problemas de sono.
A Flutuação demonstrou ser um excelente auxiliar na cura ou melhoria de pacientes que apresentavam sintomas deste tipo de condições, aliando-se, ou não, a sessões de terapia psicológica. Os resultados de todos os estudos foram positivos, conferindo à Flutuação uma notoriedade e credibilidade no mundo científico.
Uma hora a flutuar equivale a 4/6 horas de sono, o que é ótimo tanto a nível de recuperação de energia como a nível físico, acelerando o processo de recuperação do corpo. Além destes efeitos, a Sessão de Flutuação permite uma melhoria da qualidade de sono, o aumento das capacidades físicas e cognitivas e a redução ou eliminação das dores musculares.Depois de flutuar nas noites seguintes vai adormecer muito mais facilmente.
Flutuar estimula o nível de memória e concentração, assim como potencia a criatividade. Estudos mostram que as ideias concebidas durante e após a terapia da flutuação eram melhores e mais criativas do que aquelas desenvolvidas sem as sessões de flutuação. O sal Epsom utilizado na flutuação é benéfico para os ossos e articulações, atuando como um poderoso efeito desintoxicante.
Muitas outras pesquisas demonstram que a terapia de flutuação tem um impacto muito grande na melhoria do humor. As razões sugeridas para este aumento do nível de felicidade incluem níveis elevados de dopamina e endorfinas, devido ao estado meditativo profundo alcançado durante a terapia de flutuação.
Se está grávida, flutuar é uma grande ajuda para a diminuição de dores musculares e dos edemas nas pernas, uma vez que flutuar estimula a circulação sanguínea. Depois da Sessão de Flutuação, as futuras-mamãs vão sentir uma sensação profunda de leveza. Numa altura em que se torna difícil encontrar uma boa posição para dormir a sessão de flutuação é muito aconselhável e pode ser realizada com toda a segurança após a 12ª semana até ao final da gravidez, sendo nas últimas semanas a altura em que as grávidas mais benefícios retiram desta terapia.
É também benéfico no pós-parto, já que ajuda as futuras mamãs a ter um descanso mais profundo, a sentir-se mais relaxada, com mais energia, assim como repõe horas de sono perdidas.
Flutuar regularmente serve como uma terapia para um enorme número de problemas, sendo constantemente utilizada por atletas para acelerar a recuperação muscular e aumentar a performance. Os entusiastas da terapia poderão utilizar a flutuação como parte de uma rotina semanal ou mensal, para melhorarem a sua produtividade ou simplesmente para fazer uma manutenção do seu bem-estar.
Se chegou de viagem nada melhor que uma Sessão de Flutuação, esta reduz o jet lag, promovendo um “reset” ao relógio biológico.
A flutuação traz muitos outros benefícios terapêuticos que são estudados há várias décadas em todo o mundo.
Por toda a Europa e nos Estados Unidos existem clínicas especializadas na utilização dos flutuários para fins exclusivamente terapêuticos, existindo várias Universidades e departamentos científicos que se dedicaram à investigação deste tipo de tratamento denominado por R.E.S.T. – Restricted Environment Stimulation Therapy.
Estes estudos atribuíram à flutuação a credibilidade e notoriedade na comunidade científica, demonstrando a validade da terapia de flutuação como uma alternativa ao consumo de fármacos em casos tão distintos como depressões, ansiedade, stress, problemas de sono e dor crónica.
A Universidade de Karlstad na Suécia, é uma das Universidades que mais se dedica ao estudo dos benefícios da flutuação tendo encontrado resultados que revelaram que pacientes que se queixavam de dores crónicas melhoraram bastante, bem como outros estudos referentes a dependências como tabagismo, distúrbios alimentares, álcool e drogas em que foram demonstradas alterações positivas nos hábitos de consumo.
Um estudo feito pela Universidade da Califórnia liderado por Alistar Wallbaum comprovou que a Terapia de Flutuação (REST) aliada ao relaxamento muscular progressivo ajudam a combater a cefaleia de tensão crónica, a tensão muscular, distúrbios de ansiedade e dor crónica.
No Departamento de Psicologia Organizacional das universidades Holandesas de Amesterdão e Leiden a flutuação é considerada uma ferramenta útil na gestão e controlo do stress.
Apresentamos de seguida alguns artigos científicos relacionados com os benefícios da flutuação, bem como os principais tópicos dos benefícios destacados nos mesmos artigos:
“Floating Away”: A Ciência da Terapia de Deprivação Sensorial, in Discover Magazine (ler artigo)
Este artigo demonstra os benefícios encontrados ao nível de: Relaxamento profundo dos músculos; Regulação e atenuação da pressão arterial e os níveis das hormonas relacionados com o stress e com a ansiedade; Atenuação da dor de cabeça regular, insónia e artrite reumatoide; Alívio da dor crónica intratável.
A Presença ou Ausência de Luz Durante a Flutuação com Estimulação Sensorial Restrita: Efeitos na Produção de Cortisol, Pressão Arterial e Humor, in Springer (ler artigo)
Este artigo demonstra os benefícios encontrados ao nível de: Melhoria da qualidade de sono; Regulação da pressão arterial.
Relaxamento Recorrendo à terapia REST e Dor Crónica, in Health and Clinical Psychology Magazine (ler artigo)
Potenciamento da Criatividade de Psicólogos Por Meio de Terapia REST, in Springer (ler artigo)
Terapia REST por Flutuação e Imagética no Potenciamento da Performance Atlética, in German Floating Association (ler artigo)
Efeitos da Terapia REST e Imagética Visual na Performance Atlética: Ténis, in Springer (ler artigo)
Este artigo demonstra os benefícios encontrados ao nível de: Bem-estar geral dos atletas; Melhoria da performance física.
Os Efeitos Pronunciados da Terapia REST por Flutuação na Recuperação de Exercícios de Contracção Muscular, in US National Library of Medicine (ler artigo)
Este artigo demonstra os benefícios encontrados ao nível de: Ajuda na recuperação muscular após exercício físico.
REST (Restricted Environmental Stimulation Therapy) como Tratamento para Crianças com Autismo, in Journal of Development & Behavioral Pedriatrics (ler artigo)
Este artigo demonstra os benefícios encontrados ao nível de: Melhorias comportamentais, cognitivas e sociais em crianças com autismo.
Reabilitação através de Flutuação – REST (Restricted Environmental Stimulation Therapy – Terapia de Restrição Sensorial), in Karlstad University
Efeitos da Terapia REST em Câmara e Terapia REST Através de Flutuação nos Efeitos do Humor, in Springer
A Experiência da Flutuação – REST: Consciência, Criatividade, Stress Subjectivo e Dor), in DIVA – Academic Archive Online
Potenciamento da Criatividade Científica Por Meio da Terapia REST em Flutuação, in Science Direct
Este artigo demonstra os benefícios encontrados ao nível de: Estimulação da criatividade; Aumento da motivação, energia e bem-estar geral.
Apesar de flutuar só trazer vantagens existem algumas contra-indicações:
Pode oferecer esta terapia natural em forma de voucher a uma pessoa muito especial que precise muito de relaxar! Online ou em todas as recepções do Float in Spa adquira os seus vouchers de oferta. Ligue para fazer a sua reserva através do contacto 213 880 193.
2ª a 6ªfeira: 10h-21h / Sábados e Domingos: 10h às 19h
Já conhece as
nossas promoções de outubro?
Finalize agora as compras do seu carrinho com 10€ de desconto imediato!
Oferta Especial!
Aplique o código no formulário de
compra para obter esta oferta